Suinocultores representantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Vale do Piranga, Centro-Oeste e Sul do Estado estiveram reunidos na última quinta-feira (14) para dar início aos trabalhos da recém reativada, através de esforços da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Comissão Técnica da Suinocultura. “O grande sentido da reativação desta comissão é a oportunidade de discutirmos nossas necessidades, formalizá-las e através da parceria com a FAEMG levá-las até os órgãos responsáveis” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg e presidente desta Comissão.
A reunião ocorreu na sede da Faemg e teve como pauta: os impactos do Decreto 45030/09, o recadastramento de produtores rurais, a emissão de nota fiscal eletrônica, as linhas de crédito, as taxas e licenças ambientais entre outros temas de interesse da cadeia suinícola. “Discutir temas que impactam a atividade e criar alternativas para sanar as necessidades são o objetivo desta comissão que com empenho e dedicação conseguirá as melhorias que pretendem para o setor”disse Affonso Damásio, superintendente técnico da Federação.
As lideranças darão continuidade às ações discutidas durante reunião na próxima quarta-feira (20) quando irão debater a questão do ICMS e analisarão os impactos que o Decreto 45030/09 terá para o suinocultor em seguida formalizarão através de um documento as reivindicações a serem pleiteadas através da Faemg. O encontro será realizado na cidade de Patos de Minas, em virtude da Festa do Milho. “Com a reativação desta comissão temos a certeza que nossas discussões e ambições sairão do papel. Desta forma conseguiremos fortalecer o setor e sanar dificuldades enfrentadas em todo o Estado” afirmou João Bosco Martins, presidente da Asemg e membro da comissão.
No dia 21 todos participarão do XI Seminário de Desenvolvimento e Tecnologia para a Suinocultura Moderna promovido pela Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (Astap). Durante o evento, serão ministradas palestras com os temas: “Importância da gestão por processos na suinocultura e caso de sucesso na implementação de um programa de qualidade”, “Evolução da suinocultura moderna junto aos desafios sanitários dos últimos anos” e “Perspectivas para o mercado de grãos e administração dos riscos em commodities”. A Bolsa de Suínos de Minas Gerais será realizada na sede da Asemg, Av. Amazonas, 6020 – Parque de Exposições da Gameleira – BH/MG às 15h00.
No dia 28/05 os produtores mineiros recebem na sede da Asemg representantes da Pfizer Saúde Animal para o encontro regional Shaping The Future 2009, que tem como objetivo apresentar ao mercado suinícola do estado uma nova ferramenta para garantir a sanidade de leitões na maternidade: o antibiótico Excede.