Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Divulgados custos de operação para o Leilão A-5

Leilão prevê a comercialização de energia gerada por hidrelétricas, termelétricas a carvão, gás natural e biomassa com entrega a partir de 2020.

Divulgados custos de operação para o Leilão A-5

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) colocou à disposição do público interessado os Custos Marginais de Operação (CMO) para o Leilão de Energia A-5. O CMO será empregado no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e dos Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica e eólica.

Além disso, são disponibilizados os Benefícios de Antecipação de GNL (benGNL), que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do COP e do CEC para as usinas termelétricas a GNL com previsão de despacho antecipado.

Os valores dos CMO disponibilizados devem ser limitados aos preços de liquidação das diferenças (PLD) mínimo (30,26 R$/MWh) e máximo (388,48 R$/MWh) para o cálculo do CEC. Veja nos anexos abaixo a relação dos Custos Marginais de Operação e dos Benefícios de Antecipação de GNL. 

No Leilão A-5 serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR), na modalidade por quantidade para usinas hidrelétricas, e na modalidade por disponibilidade, para usinas termelétricas a carvão, gás natural em ciclo combinado e biomassa.

Os contratos são diferenciados por fonte, com início de entrega da energia negociada em 1º de janeiro de 2020.