O dólar abriu em baixa nesta terça-feira (12), com investidores começando a repercutir os dados mais recentes da inflação brasileira. Em novembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,28%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de representar uma leve aceleração em relação à inflação de outubro, quando o indicador subiu 0,24%, o resultado veio abaixo do que era esperado pelo mercado.
O número reforça a visão de que o Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne amanhã, deve promover mais um corte na Selic, taxa básica de juros, hoje em 12,25% ao ano.
Investidores também aguardam a divulgação da inflação de novembro nos Estados Unidos. Esse será o dado de inflação mais atualizado antes da reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que acontece também nesta quarta-feira e define o rumo dos juros no país.
Dólar
Às 09h05, o dólar caía 0,13%, cotado a R$ 4,9304.
No dia anterior, a moeda norte-americana havia fechado em alta de 0,42%, vendida a R$ 4,9295. Com o resultado, passou a acumular:
- alta de 0,15% na semana;
- avanço de 0,44% no mês;
- recuo de 6,46% no ano.