Nesta segunda-feira (25/03), o dólar iniciou o dia com uma leve desvalorização, em uma semana atípica marcada por feriados globais de Sexta-Feira Santa e Páscoa, o que promete reduzir a quantidade de dias úteis de negociação tanto no Brasil quanto em vários países.
O mercado financeiro está voltado para as próximas divulgações econômicas, com ênfase especial na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. O documento, esperado para ser liberado ainda hoje, trará detalhes sobre a decisão que resultou na redução da taxa Selic para 10,75% ao ano, após um corte de 0,5 ponto percentual.
Essa redução, que já havia sido antecipada pelo mercado, não foi a única novidade: a comunicação do Banco Central após a reunião indicou a possibilidade de um novo corte da mesma magnitude na próxima reunião do Copom, uma mudança na postura em relação aos comunicados anteriores, que sugeriam reduções contínuas nas “próximas reuniões”.
Com a expectativa pela publicação da ata do Copom, investidores e analistas buscam sinais sobre os próximos passos da política monetária brasileira, em um cenário de cautela influenciado pelos feriados e pela espera de novas diretrizes do Banco Central.