Redação SI 03/03/2005 – Os suinocultores de Minas Gerais esperam recuperar mercado com o fim do embargo russo às importações de carne brasileira. Segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), as vendas de carne suína do Estado caíram 14,4% entre 2003 e 2004, ano em que começou a vigorar o embargo.
Em 2003, os criadores mineiros venderam para os russos um total de US$ 48,5 milhões. Em 2004, o volume foi para R$ 41,5 mihões, caindo para zero a partir de setembro, mês em que o governo da Rússia proibiu a entrada da carne brasileira no país. O país alegou suspeitas de contaminação por febre aftosa.
O embargo, no entanto, não chegou a afetar os criadores mineiros. Segundo o assessor econômico da Faemg, Sérgio Avellar, como no ano passado o mercado interno esteve aquecido, a carne suína excedente acabou sendo absorvida pelo mercado consumidor brasileiro.
A expectativa é de que, com o fim do embargo russo, o lucro dos suinocultores só aumente. “Até o momento, não recebemos comunicado sobre a anulação do embargo, mas, caso ele venha, terá reflexos positivos”, explica o assessor.