Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embaixadores europeus questionam futuro do Mercosul

<p>União Européia é o principal investidor e parceiro comercial do bloco.</p>

Redação (11/08/06)- Um grupo de embaixadores europeus se reuniu nesta quinta com funcionários do governo argentino para questionar sobre a nova fase vivida pelo Mercosul, bloco que desde 1999 negocia um acordo de associação política e comercial com a União Européia.

O encontro aconteceu no contexto de uma aproximação que o Mercosul propõe para este semestre, após impasse nas negociações comerciais com a UE informaram fontes da Chancelaria argentina.

O Mercosul é integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e a Venezuela será membro pleno do bloco uma vez que os Parlamentos dos cinco componentes ratifiquem o protocolo de adesão do país caribenho, assinado em 4 de julho último em Caracas.

Na última cúpula do bloco, realizada na Argentina, o Brasil, que na segunda metade do ano ocupa a Presidência rotativa do Mercosul, se comprometeu a reativar as negociações com a UE.

O bloco europeu é o principal investidor e parceiro comercial do Mercosul, que em 2005 exportou à UE US$ 32,495 bilhões em mercadorias e importou US$ 22,936 bilhões em divisas.