O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra; o diretor de Mercados da entidade avícola, Ricardo Santin; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne (Abiec), Antônio Camardelli, participaram ontem (21) de reunião com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, na sede da Ubabef, em São Paulo (SP).
Durante o encontro, o secretário Jardim – que também entrou em contato telefônico com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto – apresentou um cenário detalhado sobre toda a ação que vem sendo promovida pelo ministério para anular o embargo imposto pela Rússia à importação de carnes de aves, bovinos e suínos, de plantas frigoríficas dos Estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com Turra, o secretário do Mapa explicou que as autoridades russas ampliaram a quantidade de exigências para a importação de cárneos, não apenas do Brasil, mas de todos os mercados que fornecem para aquele país.
O presidente da Ubabef ressaltou ainda que um workshop para esclarecer dúvidas será realizado especialmente para autoridades sanitárias da Rússia, durante missão ao Brasil que deverá ocorrer nos próximos meses.
“Essa situação enfrentada pelo setor durante o período vem servindo para que todos os elos da produção, seja público ou privado, possam compreender melhor a postura e o perfil dos mercados”, explica Turra.