O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Ricardo Gouvêa, e o representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas), Franke Hobold, participaram ontem (18) de audiência com o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em Florianópolis (SC).
Durante o encontro, o presidente da Ubabef destacou os diferenciais que permitiram à avicultura brasileira ocupar status de líder mundial no comércio internacional de frangos, tendo Santa Catarina como o maior exportador no primeiro semestre de 2011.
Na oportunidade, Franke Hobold ressaltou a necessidade de melhores condições tributárias da indústria de equipamentos do setor, permitindo a modernização do sistema produtivo catarinense, um dos estados que mais se destacam no investimento de tecnologias e estruturas para os aviários.
Ressaltando o alto valor agregado da produção do estado, o governador Raimundo Colombo afirmou que a carência da produção de milho não tirará a competitividade de Santa Catarina no cenário internacional, proporcionado pela alta industrialização de seus produtos e o status sanitário, que permitiu, por exemplo, declarar o estado catarinense como livre de febre aftosa sem vacinação.
“O governador disse ainda que examinará a possibilidade da criação de um fundo de aval para a modernização das granjas de pequenos avicultores, em cooperação com a Associação Catarinense de Avicultura (Acav)”, destaca Turra.