Redação (15/08/06)- A diretoria executiva da Sociedade Rural do Paraná (SRP) participou na semana passada, em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da reunião do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte, que analisou a Instrução Normativa (IN) 33, de 23 de junho de 2006. A IN trata do regulamento técnico para exportação de animais vivos, destinados a abate ou a recria. A SRP foi representada pelo presidente, Alexandre Lopes Kireeff, e pelo diretor André Carioba Arndt.
Ficou acertado que o Fórum levará ao conhecimento da Secretaria Defesa Animal (SDA), do Ministério da Agricultura (Mapa), a proposta de simplificar o máximo possível a IN. “”Além da questão sanitária, nossa preocupação foi com o tempo de permanência para embarque dos animais e com os custos para a sua realização””, afirma o presidente da SRP. A proposta inicial era de um período de 14 dias para o embarque dos animais. As entidades propuseram que este prazo fosse reduzido para 24 horas.
“”Temos de dar condições ao produtor de qualquer estado do País de se habilitar e ao mesmo tempo dar garantias ao importador dos animais que estão recebendo””, disse o coordenador geral do fórum, Antenor Nogueira.