Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estabelecimentos na Turquia são habilitados para exportar frango processado à União Europeia

No país, mais de 500 mil pessoas são empregadas no setor avícola.

Redação (31/03/2009) – O setor de produção avícola da Turquia cresceu consideravelmente em 2008, alcançando um nível de produção de 1,2 milhões de toneladas. Em 2000 foram 752 mil toneladas e 217 mil toneladas em 1990. Em 2008, foram produzidas 1,1 milhão de toneladas de carne de frango e 33 mil toneladas de carne de peru.

Existem cerca de 12.650 abatedouros de aves e 2.800 galinheiros. Mais de 500 mil pessoas são empregadas no setor, incluindo produtores, comerciantes, agricultores, industriais, tranportadores, e etc. Mais de 2 milhões de pessoas dependem da avicultura para sobreviver. A receita anual movimentada pelo setor na União Europeia é de US$3 bilhões.

A capacidade de produção de aves da Turquia (com base em dois turnos) é de 4.500 toneladas por dia, cerca de 1,4 milhões por ano. O índice de utilização de frigoríficos e criadouros avícolas é de aproximadamente 80%.

Em setembro de 2003, uma comissão técnica da União Europeia foi inspecionar seis abatedouros turcos e admitiu o país na lista de autorizados a exportar frango processado para a UE. Em janeiro de 2005, outra comissão foi à Turquia para inspecionar a aplicação do “Plano de Monitoramento de Resíduos”, apresentado pelo Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da UE. O relatório confirmou que “O quadro de controle de resíduos está de acordo com os requisitos exigidos”. 

O Comitê de Cadeia Alimentar e Saúde Animal, emitiu uma decisão afirmando que o leite, produtos lácteos, aves e derivados poderiam ser inseridos na lista caso o plano de monitoramento fosse aceito. “A condição foi aceita, mas teve de ser cancelada por causa do surto de gripe aviária em outubro de 2006”.

Posteriormente, o Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais (MARA) fez outra resolução para a importação de carne de aves. Em 2007, a Comissão inspecionou novamente os criatórios garantindo a qualidade e inspecionando medidas de controle para gripe aviária. O relatório da missão indicou que as normas haviam sido cumpridas. Com esse resultado, 70% das empresas do mercado turco começaram a exportar produtos avícolas processados para a UE à partir desse mês.

A Associação de Indústrias Avícolas da Turquia acredita que as exportações para UE, mesmo que sejam só produtos processados, são um grande impulso para a reputação das empresas. As exportações, além da UE, também abriram mercado na Rússia e no Oriente Médio.