Redação AI (24/05/05) – O frango será leiloado em Hanói em 25 de maio e em Ho Chi Minh (antiga Saigon) em 27 de maio. Esperamos conseguir 52.000 dólares (41.000 euros) após o leilão, disse o presidente da Associação Avícola do Vietnã, Tran Cung Xuan.
Uma parte da carga chegará ao porto de Ho Chi Minh, no sul da nação, em 4 de junho e cinco dias mais tarde o restante estará na zona portuária de Hai Pnong, no norte do país.
Tran Cung Xuan indicou que o dinheiro arrecadado será investido na prevenção da chamada “gripe aviária”.
Vietnã, Camboja, Indonésia e Tailândia são as nações do sudeste asiático que têm problemas na atualidade com a gripe avícola.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu este mês à comunidade internacional que, se não for controlada, a gripe aviária pode se transformar em uma pandemia de proporções catastróficas.
O pior cenário possível vislumbrado pela OMS é que o vírus H5N1, a cepa mais mortífera da gripe avícola, se combine com o vírus da gripe comum nos homens e nasça um organismo tão virulento como o primeiro e com tanta capacidade de transmitir-se entre pessoas como o segundo.