Os Estados Unidos bloquearam na última sexta-feira (23/10) as ações promovidas por Canadá e México na Organização Mundial do Comércio (OMC). Estes países gostariam de abrir um painel junto a organização pois sentem-se prejudicados com a lei americana de rotulação e certificação de país de origem (COOL). De acordo com as informações divulgadas pela agência Reuters, o COOL está prejudicando as exportações canadenses e mexicanas de carne.
O governo canadense afirma, em comunicado, que o COOL está desencorajando os varejistas, processadores, confinadores e produtores dos Estados Unidos a comprarem os produtos cárneos de seu país. “O impacto negativo sobre a carne bovina canadense, e os exportadores de carne suína tem sido muito significativo”. A carne de frango não foi citada.
Segundo a Reuters, as regras da OMC prevêem que o requerente, no caso os EUA, pode bloquear o primeiro pedido de um painel, mas não pode impedi-lo de novo.
O Canadá e o México são esperados para reemissão dos pedidos no dia 19 de novembro, durante a próxima reunião de resolução de conflitos da OMC, informou a Reuters.