Uma das líderes de mercado do segmento atacadista, a rede Assaí começa neste semestre a atuar na Região Centro-Oeste, de olho no crescimento do agronegócio. A ideia da bandeira é que até o final do ano aconteça a inauguração do primeiro ponto em Goiânia (GO) e de um outro em Brasília (DF). Comprada há três anos pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), a rede triplicou seu tamanho: hoje conta com 46 unidades em operação, e tem por objetivo até o final do ano ter 20 novos pontos-de-venda .
“Hoje o foco é abrir em regiões que ainda são carentes deste mercado, e possuem muito espaço para crescer. E 2011 será o ano em que o Assaí mais vai crescer no País, desde 2007 “, afirma o diretor de negócio e “atacarejo” (vendas para atacado e varejo) do Grupo, Maurício Cerruti.
Com planos ousados, o executivo conta que os investimentos totalizarão R$ 60 milhões em abertura de lojas neste ano, e que em 2007, quando foi adquirido pelo GPA, o Assaí contava apenas com 14 lojas. “A expansão do Assaí é uma das prioridades do Grupo Pão de Açúcar”, comentou o executivo.
Prova disso, é que o GPA irá inaugurar em apenas sete dias, a contar deste último fim de semana, três lojas Assaí e reinaugurar outras quatro. Serão abertas unidades na zona leste e na zona sul da capital paulista (Águia de Haia e Jabaquara) , além de São Caetano (Grande ABC). Outras quatro lojas serão reinauguradas no mesmo período: duas no interior do estado (Rio Claro e Limeira), uma no litoral paulista, em Caraguatatuba, e a última no Rio de Janeiro. As sete unidades somam investimentos de R$ 30 milhões.
“São Paulo possui potencial para um crescimento ainda maior da bandeira Assaí, já que concentra um número cada vez maior de pequenos comerciantes, que conquistaram espaço nos últimos anos graças ao aquecimento da economia e à abertura do crédito”, relatou Cerrutti.
Hoje, 60% dos clientes do Assaí são consumidores finais, e 40% são médios e pequenos comerciantes (bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e redes de refeições coletivas (food service). Apesar de a maioria dos clientes não ser pessoa jurídica, em volume de faturamento o atacado obviamente representa mais, por conta do grande volume de compras efetuado.
“Hoje o consumidor final e o revendedor [padarias e mercearias], além do transformador [restaurantes e bares], têm juntos um tíquete médio de mais de R$ 100. Se falarmos em revendedor e transformador, apenas, o tíquete médio é superior R$ 500”, enfatizou o diretor.
Aquisições
Com forte ritmo de expansão, o Assaí não descarta sair às compras de outras redes para manter a liderança. Tanto que o GPA investiu R$ 100 milhões na abertura de 10 lojas no ano passado, mas, segundo Maurício Cerruti, na rede a ideia é aproveitar boas oportunidades do mercado. “Hoje queremos expansão orgânica”, comentou. Atualmente as 46 unidades da rede estão presentes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Tocantins.
Em relação ao crescimento da classe C, D e E, o executivo dá a sua opinião: “Os emergentes estão mais exigentes do que no passado, devido ao poder de compra que hoje têm. Hoje temos de lidar com mais atenção com a concorrência. Se o consumidor não gostar, ele vai no supermercado ao lado”, ressaltou. Para atrair o cliente, o Assaí oferece 5% de desconto em marcas próprias, nas compras realizadas no cartão do grupo, e pagamento em até 40 dias, sem juros.
China brasileira
O mercado nordestino é a região do País que mais cresce e é considerada por muitos varejistas a China brasileira. Isso porque apresenta um crescimento econômico expressivo, com o poder de compra da população intensificado nos últimos anos, o que atrai uma batalha pelo consumidor, agora também entre as grandes redes, como GPA, Carrefour e Walmart. Nesta última, a atuação no segmento de atacarejo vem com a rede Bompreço.
No Pernambuco, o formato atacarejo já conta com dez lojas no estado, de cinco diferentes bandeiras de grandes empresas. Até o fim do ano, mais três unidades nesse modelo serão inauguradas. Um delas é a do Maxxi Atacado, pertencente ao grupo Walmart, que chegará ao Cabo de Santo Agostinho. O Pão de Açúcar também confirma a abertura de duas unidades do Assaí neste semestre: uma em Prazeres, no Município de Jaboatão, e outra em Areias, no Recife, além de abrir nova loja em Caruaru.
Para encarar o mercado e a concorrência com as grandes redes que têm anunciado novas unidades no nordeste, as empresas regionais de médio e pequeno porte, entre as quais os atacadistas Grupo Carvalho e Karne Keijo, têm tentado profissionalizar os negócios e diferenciar-se com produtos regionais.
Mercado
No mês passado, as vendas do setor supermercadista como um todo apresentaram alta de 3,47% em termos reais, na comparação com julho de 2009. No acumulado do ano, a alta é de 5,26%. “O objetivo é que, com a fomentação da classe C, D e E daqui para frente o faturamento e o volume andem juntos”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.