Redação AI (17/05/06)- O Departamento de Agricultura dos EUA indicam que no primeiro trimestre de 2006 a indústria avícola daquele país exportou pouco mais de 606 mil toneladas de carne de frango, volume que representou aumento de 11,5% sobre as 544 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.
A Rússia permanece como o principal mercado do frango norte-americano, tendo aumentado suas exportações no período em 64%. Já no segundo lugar, tradicionalmente ocupado pelo México, se encontra agora Hong Kong que, no primeiro trimestre, aumentou suas importações em 80%.
Nessa expansão, entretanto, devem estar embutidas vendas para a China continental, com quem os EUA recentemente firmaram protocolo de equivalência sanitária. Embora as importações dos países caracterizados pelo USDA como outros estejam muito próximas do volume importado pela Rússia, não se sabe ao certo quantos são esses países e nem quanto importaram individualmente.
Notar, de toda forma, que na relação abaixo se encontra, como nono importador, o Japão outrora, grande comprador do frango norte-americano e, agora, com importações mínimas. Ou seja: parece que apenas por tradição o Japão é mantido entre os grandes importadores, pois, considerado apenas o volume importado, provavelmente faria parte dos outros importadores.
Além do Japão, destaque também para os países do Báltico (Estônia, Lituânia, Polônia, entre outros), cujas importações dos EUA recuaram praticamente 90% e situaram-se em pouco mais de 2 mil toneladas no primeiro trimestre de 2006. Mantido o atual desempenho no restante do ano, a avicultura norte-americana exportará cerca de 2,427 milhões de toneladas de carne de frango no decorrer de 2006, 4% a mais que o exportado em 2005.