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Exportação é o ponto fraco do mercado suinícola

<p>A abertura de novos mercados para carne suína brasileira liderou os discursos na abertura do 12 Seminário Nacional da Suinocultura nessa quarta-feira (25-07).</p>

Redação SI (26/04/07) – Em seu discurso o presidente da Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Luiz Ortollan Salles, destacou a importância do evento que discute temas fundamentais para o desenvolvimento e a abertura de novos mercados para a carne suína brasileira. De acordo com Salles, os suinocultores precisam estar atualizados com as exigências do mercado.

O presidente da ABCS, Rubens Valentini, lembrou que a suinocultura nacional sofreu uma transformação nos últimos anos, tornando-se altamente especializada desde os processos de criação ao produto final. Segundo Valentini, a atividade é responsável por US$ 1 bilhão em divisas por ano e pela geração de mais de um milhão de empregos.

No entanto, Valentini considera a comercialização da carne suína um ponto fraco para o crescimento do setor. "Ainda não sabemos vender nosso produto, que está entre os melhores do mundo em quesitos como sanidade, manejo e genética". Preocupado e atento às necessidades do segmento, o presidente reforça o foco do seminário que nesta edição focaliza o mercado doméstico como principal ponte para o desenvolvimento da suinocultura nacional.