Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportação mexicana cresce

<p>Números da exportação de carne suína e derivados aumentam no país latino americano.</p>

O México continua a exportar suínos aos EUA em 2009. Em abril os números subiram 61% em volume comparado ao ano passado.

Pela primeira vez em quatro meses, a exportação de suínos subiu 71%, (177.164 toneladas) em volume e 62% em valor (US$265 milhões). O resultados das exportações do mês de abril ainda refletem uma parte do impacto causado pela gripe A(H1N1). Várias pesquisas revelaram que o consumo de carne e a atividade econômica do México desaceleraram por conta do surto, mas a situação já está sendo controlada, o que se percebe nos números de exportação de maio.

O principal consumidor de carne suína mexicana são os Estados Unidos. Em seguida está o Japão, onde os volumes aumentaram 9% (158.265 toneladas) no primeiro quadrisemestre do ano. A renda gerada pelo aumento das exportações ao país aumentaram 24% (US$571 milhões). No mês de abril, as exportações caíram ligeiramente devido ao aumento dos estoques.

Outro mercado com desempenho favorável foi o do Caribe, onde as exportações de suínos e derivados aumentou cerca de 60%, com  valor 50% maior sobre o ano passado. As exportações para Taiwan também aumentaram em 46% em volume e 43% em valor. Esse números duplicaram se comparados ao ano passado.

* Com informações do Pig Progress