A Autoridade Portuária de Santos (APS), entidade pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, anunciou a contratação do aprofundamento dos berços de atracação e seus acessos nos cais dos armazéns 12A ao 21, localizados na margem direita do Porto de Santos, o maior ponto de embarque de açúcar do mundo. A medida visa aumentar a profundidade desses locais para 15 metros, equiparando-se ao canal de navegação do porto. Atualmente, o calado operacional desses berços varia de 10,9 metros a 13,8 metros na maré baixa, conforme informado pela APS em comunicado.
A obra, realizada pela empresa Náutica Marítima Serviços, representa um investimento de R$ 13,9 milhões, financiado pelos próprios recursos da APS, e tem um prazo contratual de seis meses. Ao aprofundar esses seis berços, a APS busca capacitar o local para receber embarcações de maior porte, o que, segundo a entidade, aumentará a eficiência do Porto de Santos e reforçará a competitividade do Brasil no comércio internacional.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que, após uma década do aprofundamento do canal de navegação, esses berços agora terão a mesma profundidade de 15 metros. Essa melhoria possibilitará a chegada de navios com maior capacidade, contribuindo para o incremento da movimentação de granéis vegetais, especialmente açúcar, no porto.