O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Datuk Sabu, em Brasília para discutir a ampliação das relações comerciais no agronegócio. Durante o encontro, que ocorreu nesta terça-feira (20) na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fávaro ressaltou o compromisso do Governo Federal em fortalecer os laços econômicos com os países do Sul Global e destacou o papel da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária.
O ministro malásio propôs um acordo de cooperação entre a Embrapa e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Malásia (Mardi) para melhorar a competitividade na produção de milho em grão. Também foi abordado o interesse da Malásia em colaborar em pesquisas de culturas industriais e na indústria do coco, enquanto o Brasil manifestou o desejo de expandir a exportação de frutas para o país asiático.
Além disso, a Malásia demonstrou interesse em aumentar a importação de proteínas Halal brasileiras, com o Brasil já contando com sete plantas frigoríficas autorizadas a exportar carne de frango para o mercado malaio.
Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, as exportações brasileiras para a Malásia alcançaram US$ 1,2 bilhão em 2023, com destaque para o açúcar bruto, milho e algodão. Por outro lado, o Brasil importou US$ 100 milhões em produtos da Malásia, principalmente óleos vegetais, óleo de palma e pasta de cacau.