Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ESTUDO

Estudo sobre tempo de liberação de cargas nas exportações brasileiras é lançado

Estudo, organizado pela Receita Federal do Brasil com o apoio do Banco Mundial, revela que aproximadamente 85% do tempo gasto no processo de exportação ocorre entre o momento do desembaraço aduaneiro e o embarque

Estudo sobre tempo de liberação de cargas nas exportações brasileiras é lançado

No dia 20 de outubro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) esteve presente no lançamento do primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas voltado para as exportações brasileiras. Este estudo, organizado pela Receita Federal do Brasil com o apoio do Banco Mundial, revela que aproximadamente 85% do tempo gasto no processo de exportação ocorre entre o momento do desembaraço aduaneiro e o embarque, ou seja, fora do controle das autoridades públicas. Dos 15% restantes, apenas 12% são atribuídos aos exportadores, enquanto os órgãos públicos, incluindo o MAPA, utilizam apenas 3% desse tempo.

O Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, representou o MAPA no evento e destacou o baixo tempo dedicado pelo setor público no processo de exportação. Ele enfatizou o compromisso do MAPA e da SDA em aprimorar constantemente os procedimentos relacionados às exportações.

Goulart salientou: “O estudo fornece informações valiosas para melhorar o desempenho da administração pública em seus controles. Nosso país é um grande exportador de produtos agrícolas, que desempenham um papel dominante na balança comercial brasileira. O MAPA desempenha um papel fundamental ao certificar e garantir esse processo. Portanto, estamos comprometidos com a facilitação, buscando aumentar a eficiência administrativa, reduzir os custos operacionais do governo e, por conseguinte, aprimorar a eficiência no comércio exterior.”

Além do MAPA, o evento contou com a participação do Ministério da Fazenda, da Organização Mundial das Aduanas, do Banco Mundial, da Receita Federal, do Ministério da Infraestrutura, representantes das companhias aéreas brasileiras, bem como líderes de associações e sindicatos do setor.