Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam um início variado para as exportações brasileiras em abril. A exportação de soja registrou uma diminuição de 9% na média diária na primeira semana do mês, totalizando 726,5 mil toneladas por dia, em comparação com o volume diário de abril do ano passado.
Isso resultou em um total de 3,6 milhões de toneladas exportadas em cinco dias úteis. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) atribuiu a redução dos embarques à quebra de safra.
Contrastando com a soja, outras commodities apresentaram crescimento significativo no mesmo período. As exportações de café tiveram um aumento de 83,5%, alcançando 14 mil toneladas diárias. O algodão registrou um incremento expressivo, com as exportações diárias triplicando para quase 11 mil toneladas.
Os números da Secex também mostram um aumento nas exportações de trigo, que quase quadruplicaram, atingindo aproximadamente 60 mil toneladas por dia. Além disso, a exportação de açúcar cresceu 142,4%, com uma média diária de 130,8 mil toneladas na primeira semana de abril, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Completando o panorama das exportações brasileiras, os embarques de petróleo e minério de ferro tiveram um início de mês robusto, com aumentos de 87,6% e 12,1%, respectivamente.