O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu com entusiasmo o decreto de renovação, por mais um ano, do “Paquete contra la inflación y la carestia” (PACIC) no México, publicado nesta quarta-feira (27) pelo Presidente Andrés Manuel López Obrador. A medida, que tem como objetivo auxiliar no combate à inflação no país, isenta o imposto de importação aplicado a produtos que compõem o consumo das famílias mexicanas, tornando-se um impulso para as exportações brasileiras e fortalecendo as relações comerciais bilaterais.
A lista de produtos beneficiados pelo PACIC inclui itens como carne de aves, carne suína, carne bovina, milho, arroz e ovos – todos produtos nos quais o Brasil possui uma presença exportadora significativa.
Em 2023, o México ascendeu para a posição de 5º principal parceiro comercial brasileiro, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. No mesmo ano, o México ultrapassou o Chile e o Paraguai, estabelecendo-se como o segundo principal destino das exportações agropecuárias brasileiras na América Latina. Essa evolução é atribuída, em grande parte, à implementação do PACIC em maio de 2022, que facilitou a entrada de produtos brasileiros no mercado mexicano, especialmente no setor agropecuário, devido à isenção temporária de impostos sobre importações de itens essenciais.
Os dados de comércio entre janeiro e novembro de 2023 revelam que as exportações brasileiras agropecuárias para o México atingiram cerca de US$ 2,259 bilhões, sendo que mais de 90% desse valor corresponde a itens da lista de produtos beneficiados pelo pacote anti-inflacionário mexicano. Com o PACIC, o Brasil se tornou o segundo maior fornecedor de carne de aves para o mercado mexicano, elevando o México para o décimo terceiro principal destino das exportações agropecuárias brasileiras, com uma participação de 1,7% no total exportado.
No final de novembro deste ano, uma comitiva do Mapa, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, visitou o México para negociar a prorrogação do referido pacote em reuniões estratégicas com autoridades do governo mexicano, representantes da Embaixada brasileira e parceiros comerciais.
“A renovação do PACIC é, portanto, uma vitória tanto para o agro brasileiro quanto para a economia familiar mexicana, reforçando a relação comercial entre os dois países e abrindo caminho para futuras oportunidades de crescimento e cooperação”, destacou Perosa.