O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia anunciou a ampliação da lista de frigoríficos brasileiros aptos a exportarem carnes bovina e de aves para o país. A unidade da JBS em Confresa (MT) foi habilitada para iniciar as exportações de carne bovina, enquanto a planta da BRF em Chapecó (SC) teve seu leque de produtos autorizados para exportação ampliado, incluindo carnes de aves e gorduras.
Além disso, foram retiradas as restrições temporárias aplicadas a três frigoríficos que estavam suspensas desde 2017. A lista inclui duas plantas da Seara Alimentos, uma em Forquilhinha (SC) e outra em Itapetininga (SP), e a unidade da JBS de Lins (SP).
Essa decisão resulta de uma auditoria presencial realizada por técnicos russos no Brasil entre novembro e dezembro do ano passado, a primeira desde 2015. Durante a inspeção, a delegação russa visitou seis estados brasileiros e o Distrito Federal.
Com essas novas habilitações e a retirada das restrições, a lista de frigoríficos brasileiros habilitados para exportação para a Rússia agora soma 358, sendo que 178 estão totalmente aptos e 180 estão sob algumas restrições e suspensões.