As exportações de milho da Ucrânia estão projetadas para atingir 29,2 milhões de toneladas em 2023/24, um aumento de 8% em comparação com o ano anterior, de acordo com a representação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Kiev. Para o trigo, a estimativa indica um aumento de 3%, alcançando 17,7 milhões de toneladas. A expectativa do USDA é baseada na alta taxa de exportação em dezembro de 2023 e na média mensal de embarques de cerca de 4 milhões de toneladas de grãos, mantida pela Ucrânia nos últimos anos.
A Ucrânia retomou independentemente as operações em seus principais portos marítimos no Mar Negro, como Chornomorsk, Odessa e Pivdennyi, e também ampliou a capacidade de embarque pelo Rio Danúbio até o final de 2023. O USDA observa que, apesar das preocupações sobre o trânsito pelo Mar Vermelho, não há efeitos significativos nas exportações até o momento, e as tarifas de frete a granel aumentaram apenas ligeiramente.
Quanto à produção, as estimativas do USDA para 2023/24 indicam uma produção de milho de 30,55 milhões de toneladas, em comparação com a previsão de 26,2 milhões de toneladas para 2022/23. A produção de trigo na Ucrânia deve atingir 23,14 milhões de toneladas, em comparação com a projeção anterior de 22,07 milhões de toneladas.