Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

União Europeia propõe fundo para compensar agricultores em acordo com Mercosul

União Europeia propõe fundo para compensar agricultores em acordo com Mercosul

A Comissão Europeia está preparando um fundo financeiro para compensar os agricultores europeus pelos possíveis impactos de um acordo de liberalização comercial com o Mercosul, que pode ser concluído até o final deste ano. A medida visa reduzir a resistência de países como França, Irlanda e Áustria, que temem a concorrência de produtos agrícolas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Bruxelas pretende usar este fundo para mitigar os receios, especialmente no setor de carne bovina, que teme a entrada de grandes volumes de carne sul-americana. Em 2021, a UE já criou um pacote de 5,4 bilhões de euros para setores afetados pelo Brexit, e uma iniciativa semelhante poderia ser aplicada agora.

Apesar disso, agricultores europeus têm reagido negativamente ao plano. Arnaud Rosseau, presidente do FNSEA, maior sindicato agrícola francês, criticou duramente a proposta, enquanto o presidente Emmanuel Macron se mantém firme em sua oposição, alegando que o Mercosul não respeita os Acordos de Paris sobre o clima.

A negociação segue tensa, com França e outros países ameaçando bloquear o acordo se seus interesses não forem protegidos.