Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações brasileiras: o que está acontecendo lá fora?

<p>As vendas para Filipinas e Rússia estão em retração.</p>

Redação (29/10/2008)- O Brasil exportou em setembro deste ano 95% menos carne bovina para as Filipinas, em relação a setembro do ano passado. É preciso considerar, primeiro, que as Filipinas não são um grande cliente. Segundo, que o país está importando menos de forma geral (queda de 62% na importação total de carne bovina mesmo período), ou seja, não diminuiu as compras apenas de carne brasileira.

Mas a análise da situação filipina serve para chamar a atenção para o problema da competitividade. Os preços relativamente altos da carne brasileira, frente às cotações australianas, colocaram a carne daquele país em posição mais atrativa para o comércio filipino, principalmente durante os meses de agosto e setembro. Para se ter uma idéia, a cotação do boi gordo na Austrália está na casa dos US$30,00/@. No Brasil, mesmo com a desvalorização recente do real, o boi gira ao redor de US$38,00/@. E a Austrália, no caso do atendimento das Filipinas, ainda tem a vantagem logística.

Além das Filipinas, as vendas para a Rússia também estão em retração. Espera-se que a crise econômica mundial gere uma redução de 10% no consumo russo de carnes até o final deste ano. Isso sem considerar a já esperada retração dos embarques em função do congelamento dos portos locais.

O poder de compra dos consumidores russos está diminuindo e há cada vez mais procura por produtos “baratos”. A carne bovina, por exemplo, que é considerada como a mais cara entre as carnes consumidas no país, pode perder espaço para o frango.