Levantamentos da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) indicam que as exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 343,5 mil toneladas durante o mês de outubro, registrando crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve elevação também na receita de exportação, de 1,4%, com total de US$ 717 milhões.
De acordo com o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, o resultado positivo no volume das exportações, apesar da queda na receita em dólar, tem sido a chave para a superação da crise enfrentada pelo setor avícola brasileiro frente aos aumentos de mais de 40% nos custos de produção do setor, devido à elevação dos preços do milho e da soja (principais insumos da avicultura).
“As exportações de carne de frango vem equilibrando o setor em meio ao cenário hostil que ainda afeta as agroindústrias, já que o mercado interno absorveu somente a metade do aumento dos nossos custos. Por isto, a UBABEF tem investido grandes esforços na abertura de novos mercados, como o Panamá, Malásia e India, e na expansão de negócios com os mais de 150 mercados para onde o Brasil já exporta”, explica Turra.