Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportações de carne de frango recuam no primeiro semestre

<p>De janeiro a junho, exportações brasileiras registraram queda de 1,9% nos volumes e de 20% na receita, em relação à 2008. Crise mundial e instabilidade cambial prejudicaram o setor.</p>

As exportações brasileiras de carne de frango registram queda no primeiro semestre de 2009. Entre janeiro e junho, a avicultura brasileira exportou 1,8 milhão de toneladas, recuo de 1,9% em relação ao mesmo período de 2008.

A retração da receita foi ainda mais expressiva. No primeiro semestre de 2009 as exportações brasileiras geraram uma receita de US$ 2,7 bilhões, valor 20% inferior ao registrado nos primeiros seis meses do ano passado.

Os números foram apresentados pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) na manhã desta terça-feira (14/07) em São Paulo. 

De acordo com Francisco Turra, presidente-executivo da Abef, a atual conjuntura financeira mundial, a instabilidade cambial no Brasil (valorização do real frente ao dólar) e o aumento dos custos de produção do setor – puxados pela alta do farelo de soja – foram os principais responsáveis pelos resultados do setor avícola brasileiro no mercado externo neste primeiro semestre.

“A instabilidade do câmbio no Brasil e o aumento dos custos são hoje as principais preocupações do setor”, afirma Turra, que apesar dos números, está otimista.  “A queda de volume e receita está cada vez menor. Os efeitos da crise iniciada em setembro de 2008 foi minimizado”, disse. “Para este ano, deveremos ter um aumento de 5% no volume exportado, em comparação com o ano passado, porém, a receita deve ser um pouco menor”.

Maior mercado – O maior mercado para o frango brasileiro continua a ser o Oriente Médio. Nos primeiros seis meses de 2009, o Brasil enviou 654 mil toneladas de carne de frango para a região.