Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações de carne devem se normalizar depois da queda de janeiro

Comércio com a União Européia pode retornar aos patamares anteriores ainda este ano.

Redação (06/02/2009)- Após queda em janeiro de mais de 30 % nas exportações de carne bovina, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje (5) que o mercado deve se normalizar esse ano. Depois do embargo europeu à carne bovina brasileira, no início do ano passado, ele acredita que o comércio com a União Européia possa retornar aos patamares anteriores ainda este ano.

“O Brasil exportava cerca de 20% da carne bovina para a União Européia. Em valor, isso representava quase 30%, já que eles compram as partes nobres. Com o problema de rastreabilidade, esse volume caiu a quase zero. Agora estão importando um terço do que importavam antes. Então, há uma margem grande para aumentar”, afirmou Stephanes, após a apresentação do quinto levantamento da safra 2008/2009.

Quanto à comercialização da safra de grãos, o ministro disse que as condições são melhores do que há 3 meses. “As perspectivas de preço e mercado são boas”, comentou. O diretor de logística e gestão empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, reforçou a afirmação do ministro dizendo que “não vai ser necessário fazer intervenções diretas por parte do governo”.

No entanto, Stephanes garantiu que, caso seja necessário, o governo dispõe de instrumentos para efetivar a comercialização, como deve ser feito no caso de café, cujos produtores vêm reclamando há algum tempo dos baixos preços.