A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou hoje (04/11) o resultado das exportações de carne suína em outubro. De acordo com a entidade, o Brasil exportou 56.030 mil toneladas no período. O volume é ligeiramente menor que o exportado no mês de setembro, onde foram exportadas 59.678 toneladas da carne.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, o número alcançado no mês de outubro deve garantir a estimativa da Abipecs de exportar, em 2009, 600 mil toneladas. “Desta forma, vamos recuperar a meta dos últimos anos, que havia se reduzido em 2008 devido à crise financeira”, comenta.
Porém, segundo ele, o setor ainda se ressente da questão cambial, pois a valorização do Real permanece. “Também é preciso destacar que este volume foi obtido nos mercados tradicionais, pois ainda não ocorreu nenhuma abertura de novo mercado significativo”, ponderou.
No acumulado do ano, o volume exportado subiu de 448.730 toneladas para 504.760 toneladas.
Receita- Segundo o MDIC, houve queda da receita de carne suína em 23,5%, com faturamento cambial de 120 milhões de dólares.