De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de ovos do Brasil, incluindo produtos in natura e processados, atingiram um total de 11.950 toneladas entre janeiro e maio deste ano. Esse volume representa um aumento de 93,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 6.187 toneladas.
Em termos de receita, as exportações de ovos totalizaram US$ 29,670 milhões nos primeiros cinco meses de 2023, um aumento de 165,8% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou US$ 11,164 milhões.
Em apenas cinco meses, as vendas internacionais de ovos do Brasil já superaram o total exportado ao longo de todo o ano de 2022, que foi de 9.474 toneladas. O mesmo aconteceu em termos de receita, com um total de US$ 22,4 milhões em 2022.
Somente no mês de maio, as exportações brasileiras de ovos alcançaram 4.346 toneladas, um aumento de 592% em relação às 628 toneladas exportadas em maio de 2022. Em termos de receita, houve um aumento de 429,4%, com US$ 10,069 milhões em maio deste ano, em comparação com US$ 1,902 milhão no mesmo período do ano anterior.
Luis Rua, diretor de mercados da ABPA, destaca a importância de manter o fluxo de comércio e expandir os mercados associados para fortalecer a posição exportadora do setor de ovos. Ele também ressalta a diversificação do portfólio de clientes importadores como uma estratégia fundamental.
O Japão, principal destino das exportações de ovos do Brasil, importou 4.980 toneladas neste ano (janeiro a maio), um aumento de 1.190% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 386 toneladas. Em seguida, está Taiwan, com 3.594 toneladas (não houve exportações para esse destino em 2022). As vendas para os Estados Unidos também se destacaram, com 458 toneladas exportadas (+83,2%).
Ricardo Santin, presidente da ABPA, destaca a reconfiguração das exportações de ovos do Brasil, com o Japão e Taiwan liderando os destinos das exportações, representando mais de 70% do total exportado pelo Brasil este ano. Ele ressalta que esses são mercados de alto valor agregado e que possuem elevados padrões de exigência sanitária, o que reforça o reconhecimento internacional da qualidade dos produtos brasileiros.