Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações liberadas

<p>Rússia reinicia as importações de carne de praticamente todos os estados brasileiros. O Ministro da Agricultura dará uma entrevista coletiva em seu gabinete as 16h do dia 23.</p>

Redação (22/11/2007)- Os russos estão de olho no levantamento da quarentena da febre aftosa nos principais estados produtores de carne do Brasil, permitindo, portanto, a importação de carne de praticamente todas as regiões do País, segundo o representante russo, Sergei Dankvert.

A lista dos estados será finalizada antes do final da semana, mas já é claro que irá incluir os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, que foram os mais prejudicados com as probições, devido a ocorrência de Febre Aftosa no ano passado.

Apenas as empresas certificadas pelo Serviço Veterinário Russo serão autorizadas a exportar os seus produtos, já que agora as carnes importadas pelo país podem ser vendidas livremente e não apenas para o processamento. Os consumidores precisam estar confiantes na qualidade do produto adquirido.

As empresas que fornecem carne para processamento industrial devem ser re-certificadas e aquelas que apenas fornecem o produto final, para serem vendidos livremente, precisam receber aprovação. Segundo Dankvert, os russos serão mais exigentes com a qualidade da carne.

O Brasil é um dos grandes fornecedores de carnes da Rússia. O Ministério da Agricultura (MAPA) estima que as exportações totais para a Rússia giraram em torno de US$ 1,5 bilhões em 2006, volume que corresponde a 40% das importações daquele país.