Redação (08/12/2008)- A instabilidade registrada nos principais mercados importadores, em decorrência da crise financeira internacional, provocou a necessidade de um forte ajuste na produção e na exportação de frangos do país.
A constatação de que há um excesso de produção e de estoques de carne de frango no Brasil e em alguns mercados importadores como Japão, União Européia e Oriente Médio, além das dificuldades adicionais em relação à restauração do porto de Itajaí, em Santa Catarina – responsável por 40% da exportação total de frangos brasileiro – exige que o setor exportador tome uma decisão firme no sentido de um ajuste de estoques.
Diante da nova conjuntura a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) está recomendando a seus associados reduzir a produção em 20% até março de 2009.
Os exportadores acreditam, no entanto, que após o ajuste os embarques do setor poderão voltar a crescer a partir do segundo trimestre, e que o ano de 2009 poderá registrar um crescimento de 5% em relação a 2008.