Os ovos de galinha têm um papel muito importante na alimentação humana. Trata-se do alimento mais completo da natureza, ficando atrás apenas do leite materno.
Porém, sua utilização in natura pode trazer alguns contratempos, como intoxicações por salmonela, ocasionadas por manejo inadequado do produto.
Partindo desta informação, o consultor avícola da Raza Consult, Sérgio Rami, aposta na segurança e na praticidade do ovo processado para incentivar o aumento de vendas deste nicho de mercado. “Muitos casos de intoxicações alimentares por salmonela, entre outros problemas, poderiam ser evitados com o uso do ovo industrializado”, acredita Rami.
De acordo com o consultor, em 130 anos de existência, a indústria de processamento de ovos tem se dedicado à facilitação do uso do produto nos diversos segmentos da indústria de alimentação, farmacêutica, cosméticos, bebidas, nutrição esportiva e produtos destinados ao consumidor. “O sucesso do setor deve-se aos inúmeros benefícios, vantagens, praticidade e segurança. Características dos ovoprodutos”, pontua.
Atualmente, o Brasil utiliza 5% de sua produção de ovos para a indústria. Nos Estados Unidos, este número chega a 30%. “Os EUA e alguns países europeus já proíbem o uso de ovos in natura em estabelecimentos comerciais que trabalham com comida de consumo imediato, como restaurantes e padarias”, afirma Rami. “Com esta atitude, estes países conseguiram reduzir os casos de contaminação alimentar causados pelos ovos”.
Ovoprodutos – Existe uma vasta gama de ovos industriais vendidos no Brasil. O ovo integral (líquido ou pó), clara e gema pasteurizados, eggburguer (hamburguer de ovo), ovo frito, congelado, desidratado, são alguns exemplos. Segundo Rami, os ovosprodutos reduzem custos e desperdícios, além de serem apresentados em embalagens práticas, com validades estendidas. “E também, claro, o processo de industrialização são regidos por normas de segurança que garantem a eliminação de microorganismos tóxicos aos seres humanos”, explica.
Com estas facilidades, Rami enxerga uma ótima oportunidade para os produtores de ovos, que podem ampliar suas vendas com o processo industrial. “O ovo processado visa facilitar a vida de quem utiliza o ovo em larga escala. Facilidade que pode ser transferida para a dona de casa”.