Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Falta de acordo em Genebra não significará fracasso de Doha

<p>A OMC reúne nesta semana seus 149 países membros para tentar salvar quatro anos e meio de negociações sobre um comércio mundial mais justo.</p>

Redação (28/06/06)- Uma eventual ausência de acordo na “reunião de última oportunidade” da Organização Mundial do Comércio (OMC), que começa nesta quinta-feira (29/06) em Genebra (Suíça), não implicará necessariamente no fracasso da Rodada de Doha, declarou nesta terça-feira a representante de Comércio americana Susan Schwab.

“Tentaremos alcançar um acordo o mais rapidamente possível, em vez de dizer que, se não o conseguirmos neste fim de semana, não o conseguiremos nunca mais”, declarou Schwab horas antes de partir para Genebra, depois de uma reunião com congressistas americanos.

“Não vamos nos apressar para chegar a um acordo apenas para respeitar um prazo”, acrescentou. A OMC reúne nesta semana em Genebra seus 149 países membros para tentar salvar quatro anos e meio de negociações sobre um comércio mundial mais justo e mais livre, sob a ameaça de um fracasso que poderia adiar por muito tempo qualquer acordo.

A Rodada de Doha poderá ser enterrada se não houver consenso global no final do ano. De fato, no dia 1 de julho de 2007 expira nos Estados Unidos a Trade Promotion Authority, que permite ao governo desse país – indispensável protagonista no processo – aprovar acordos comerciais sem ter de submetê-los ao Congresso.