Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Financiamento para avicultores

<p>Prefeitos do Tocantins cobram volta do financiamento a produtores de frango do norte do Estado.</p>

Dez prefeitos da região do Bico do Papagaio, Tocantins, pediram a volta das operações financeiras do Banco da Amazônia com os produtores integrados de frango. O pedido foi encaminhado à presidência do Banco em Belém, através de ofício encaminhado também com cópia a órgãos estaduais e federais. Os prefeitos alegam que a paralisação das operações estão evitando o surgimento de novas granjas estancando o crescimento do setor avícola, que se apresentava como alternativa econômica viável para região.

Na exposição de motivos, os prefeitos lembram que a área de abrangência das granjas que abastecem o abatedouro do Grupo Asa Norte, em Aguiarnópolis (TO) se encaixam no perfil de sustentabilidade pretendido pela região. “São atividades que não poluem, ocupam pequenas propriedades e tem grande potencial para geração de emprego e oportunidades no campo e na cidade”, afirmam os prefeitos no ofício.

Liderados pelo prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, que esteve na audiência com o governador Marcelo Miranda e os diretores do Grupo Asa Norte, os prefeitos querem sensibilizar o banco para o fato de as granjas estarem localizadas na área de abrangência dos Territórios da Cidadania, onde o Governo Federal estabeleceu como prioridade a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano.

O fim das operações do BASA com os chamados Integrados, acontece num momento em que o Grupo Asa Norte, pleiteia financiamento para ampliação de suas atividades visando o mercado externo, ampliado recentemente pelo presidente Lula, em visita à Ásia. “Se conseguirmos o financiamento para capital de giro, vamos precisar de pelo menos mais 400 granjas para conseguirmos operar com 100% da nossa capacidade instalada”, projetou Aroldo Amorim Filho, presidente do Grupo Asa.

Assinaram o documento enviado a Belém, Palmas e Brasília, em nome da AMBIP – Associação dos Municípios do Bico do Papagaio, os prefeitos José Rubens Cabral (Aguiarnópolis), Deusdete Borges (Angico), Zélio Herculano de Castro (Cachoeirinha), Antonio Maria Arouca, o Duda (Darcinópolis), Carla Cristina da Souza (Luzinópolis), Cleiton Paula Rodrigues (Nazaré), Anissé Alves de Souza (Palmeiras), Kleibson Berlarmino (Santa Terezinha), Fabion Gomes (Tocantinópolis) e Edmilson Guimarães (Wanderlândia) pede a volta do volta das operações financeiras do Banco da Amazônia com os produtores integrados de frango da região do Bico do Papagaio.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Grupo Asa