Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultura

Foco no mundo

Agricultura brasileira precisar estar preparada para atender as demandas que o comércio internacional vai gerar nos próximos anos.

Foco no mundo

Nos últimos dez anos, o Brasil triplicou o valor das exportações do agronegócio, que passou de US$ 20,5 bilhões, em 1999, para US$ 64,8 bilhões, em 2009. Com o crescimento do setor, o mundo está se voltando para a aquisição dos produtos agrícolas brasileiros e o País precisa se preparar para atender novos mercados. A afirmação foi feita pela coordenadora-geral de Ações no Mercado Externo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Telma Ikeda Gondo, na tarde desta quinta-feira (18), durante o 1º Encontro Brasileiro para Integração Agroempresarial (Interagro), em Goiânia/GO.

“Associações, empresas e cooperativas brasileiras devem estar preparadas para as demandas que o comércio internacional vai gerar, desde a organização da cadeia produtiva até a gestão adequada das organizações que desejam receber investimentos externos”, enfatiza. Telma Ikeda ressalta, ainda, a importância de planos de negócio apropriados, além da garantia de segurança e confiabilidade dos investidores.

Promoção Internacional – Quinze missões internacionais para promover o agronegócio brasileiro no exterior estão previstas para este ano. A agenda indica ações em países do norte da África, Américas do Norte e Central e Oriente Médio. Além de missões, o Ministério da Agricultura apoia a internacionalização de cooperativas, para abrir oportunidades em mercados externos, como Egito, Marrocos, Estados Unidos e Canadá. 

Participam do 1º Interagro produtores rurais, empresários da indústria e comércio, membros de cooperativas e associações e envolvidos no setor do agronegócio. Temas ligados a políticas públicas, financiamentos e estratégias de competitividade no mercado nacional e internacional estão em debate. Estão programadas mais quatro etapas regionais do encontro para este ano. A próxima edição será em Florianópolis/SC, no dia cinco de maio. O encontro é uma promoção do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Agricultura (Denacoop/Mapa).