Redação (23/08/06)- Fortaleza vai sediar, no dia 31 de agosto, o III Agroex- Seminário de Exportação do Agronegócios Brasileiro. Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério das Relações Exteriores, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sebrae no Ceará, o objetivo do evento é estimular a organização dos empresários brasileiros voltados à exportação de produtos agropecuários.
Seminários semelhantes serão realizados, ainda este ano, em todas as regiões do País. O Agroex é um seminário informativo com a missão de estimular o produtor do agronegócio brasileiro a colocar seu produto no mercado internacional, tendo como objetivos principais: divulgar os programas criados pelo governo federal que visam ao apoio à atividade agroexportadora; dar um panorama dos principais acordos agrícolas internacionais; demonstrar a importância das questões sanitárias e fitossanitárias para o setor produtivo brasileiro; divulgar linhas de financiamento às exportações; e apresentar casos de sucesso no agronegócio.
O público-alvo são produtores rurais, cooperativas, associações e sindicatos, agroindústrias, distribuidores comerciais e exportadoras e potenciais exportadores do agronegócio do Estado. A programação do III Agroex inclui palestras de 11 representantes dos ministérios da Agricultura, o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e o das Relações Exteriores, do Sebrae e Banco do Brasil, além de apresentar casos de sucesso e debates.
Esses representantes vão tratar sobre temas como: “Ferramentas de Auxílio ao Exportador”; “Os projetos do Sebrae no Ceará para as exportações das MPE”; “Financiamento para Exportação”; “A logística para as Exportações Brasileiras”; “Caminhos para Exportar”; “Caso de Sucesso: Frutal”; e “Caso de Sucesso: Cearapi”.