Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Forte crescimento da atividade avícola na Argentina

<p>Produção de aves cresceu 16% em 2006 e as exportações de frango 6%.</p>

Redação (23/01/07) – A Secretaria de Agricultura argentina (Senasa) informou que, durante 2006, os principais indicadores da produção de carne avícola mostraram que a atividade atravessou um dos períodos mais favoráveis de sua história. A produção experimentou um aumento de 16%. As aves abatidas, registradas pelo Senasa, superaram os 410 milhões de cabeças. O consumo per capita foi de 27,5 kg, o que demonstra o fortalecimento do consumo interno, marcando assim um novo recorde.

As exportações alcançaram 132.492 toneladas (6% mais que no ano anterior), o que representou um faturamento de US$ 127 milhões (+5%). Já o preço médio varejista do frango se manteve em igual nível aos preços praticados em 2005. Os dados foram levantados pela Direção Nacional de Alimentos e refletem a evolução entre janeiro/novembro de 2006, em relação ao mesmo período de 2005.

De acordo com o órgão, estes êxitos são resultados do processo de integração vertical da avicultura argentina que vem protagonizando o setor e do nível tecnológico alcançado, que possibilitam a elaboração de um produto homogêneo, de bom aspecto e de elevada qualidade, amplamente reconhecido no mercado interno e no mundo. Cabe ressaltar que em 2005 a Argentina foi o 6o. maior produtor e o 5o. exportador mundial de carne de frango.