O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra, o Diretor de Mercados, Ricardo Santin, coordenaram ontem (27), em Dubai (Emirados Árabes Unidos) encontro com executivos das agroindústrias brasileiras exportadoras de frangos. O encontro faz parte do conjunto de ações realizadas pela Ubabef durante a Gulfood 2011, mais importante evento voltado para alimentação no Oriente Médio.
Durante a reunião com os executivos, Turra apresentou um cenário geral de consumo e importação dos seis países da região – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Iêmen. Juntos, estes mercados importaram no ano passado 1,659 milhão de toneladas (dados da USDA), somando-se as vendas de Brasil, EUA e União Europeia.
Neste contexto, conforme explicou Turra, o Brasil é líder de vendas para o Oriente Médio, com exportação total de 1,174 milhão de toneladas no ano passado. Somente para a Arábia Saudita foram 551 mil toneladas, com mais de 80% do market share local.Índice semelhante foi obtido nos Emirados Árabes Unidos, onde o frango brasileiro representou 74% das importações deste país em 2010, com 208 mil toneladas. No Kuwait, o Brasil obteve participação ainda superior, com 91% das importações do frango “Made In Brazil”.
Também foi analisado o cenário conturbado em vários países do Oriente Médio, e a conclusão foi de que, em curto prazo, as próprias mudanças haverão de melhorar sensivelmente os negócios com o Brasil.
“O aumento expressivo do preço do petróleo é o fator que permitirá ao exportador de frango do Brasil impor reajuste de preço para compensar a fragilidade do dólar e a elevação dos custos dos insumos. A demanda por alimentos é cada vez mais e os estoques estão em níveis extremamente baixos”, ressalta Francisco Turra.
“O Iraque é um exemplo de mercado a ser explorado. Em apenas quatro anos, o consumo per capta de frango no país quase dobrou, saltando de 9,8 quilos em 2007 para 17,9 quilos em 2010, com previsão de atingir 18,4 quilos neste ano”, ressaltou o presidente da Ubabef.
A Arábia Saudita, maior importadora mundial de frango brasileiro, também detém potencial de crescimento. “Nos últimos três anos, nossos embarques para a Arábia Saudita cresceram 150 mil toneladas. Neste mesmo período, o consumo per capta do país cresceu quase cinco quilos. Mantido este ritmo, temos uma excelente oportunidade de incremento nos resultados das exportações para o país em 2011”, destaca Turra.
Junto com os representantes da Ubabef e da agroindústria brasileira exportadora de frangos, participaram do encontro Wilson Arikita, presidente da Câmara de Mercado Externo da Ubabef, e Márcio Turra, suplente da Senadora gaúcha Ana Amélia Lemos.
Negócios na Gulfood 2011
As empresas do projeto Brazilian Chicken, parceria da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participam até 2 de março, nos Emirados Árabes, da Gulfood Dubai, a mais importante feira de alimentos no Oriente Médio.
Com um estande de 144 m², a Ubabef fomentará novos negócios para o país, com a participação de diversas empresas exportadoras associadas à entidade.
Em sua quarta participação no evento, a associação manterá a estratégia de buscar novos mercados apresentando aos visitantes a qualidade, a sanidade e a sustentabilidade do frango brasileiro, visando a incrementar ainda mais as exportações do nosso produto.