O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBAbef), Francisco Turra, representou o setor privado brasileiro na reunião que aconteceu hoje, em Montevidéu, no Uruguai, em que foi confirmado o acordo de abertura do mercado daquele país para as exportações de carne de frango brasileira.
O acordo, que já havia sido aprovado por ambos os governos, foi referendado pelos setores privados do Brasil e do Uruguai. O documento estabelece que aquele país reconhece o status sanitário do Brasil, que aceita uma limitação voluntária de exportação dos volumes de carne de frango, de modo a não prejudicar a avicultura uruguaia.
Participaram ainda do encontro, que aconteceu no Ministério de Ganadería, Agricultura e Pesca do Uruguai, Paulo Armendaris, que representou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), Inácio Kroetz, empresários e representantes do governo uruguaio e da embaixada brasileira naquele país.
“O ponto mais importante desse acordo é o reconhecimento do status sanitário brasileiro. Estabeleceu-se um ponto de equilíbrio, que possibilitou a abertura de um novo mercado para o Brasil e a manutenção e o bom funcionamento da indústria uruguaia, determinando uma relação de complementaridade entre os dois países”, afirmou Turra.