Apesar da retração do mercado internacional, os embarques de frango ao Oriente Médio continuaram a crescer. O Brasil exportou 914 mil toneladas à região nos oito primeiros meses de 2009, um crescimento de 20,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem (14) pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef).
Esse desempenho manteve o Oriente Médio como principal mercado do frango brasileiro, já que, no total, as vendas externas caíram 3% no período de janeiro a agosto e ficaram em 2,4 milhões de toneladas.
Em termos de receitas, as exportações aos árabes renderam US$ 1,3 bilhão, uma redução de 7,5% em relação aos primeiros oito meses de 2008. Nas vendas totais, a queda foi ainda maior, de 21%, sendo que as vendas somaram US$ 3,7 bilhões.
Em segundo lugar entre os principais mercados do Brasil, ficaram os países asiáticos, com importações de 622 mil toneladas e receita de US$ 968 milhões. Em seguida a União Européia, com 345 mil toneladas e receita de US$ 790 milhões. Para a África os embarques brasileiros renderam US$ 269 milhões e para o continente americano, US$ 307 milhões.
Agosto – No mês passado, as vendas externas da carne brasileira de frango somaram US$ 522 milhões, uma retração de 24% em relação a agosto do ano passado. Foram embarcadas 301 mil toneladas, 6,6% a menos que na mesma comparação.
O mercado do Oriente Médio importou em agosto 115 mil toneladas e gerou uma receita de US$ 185 milhões. Para Ásia, os embarques totalizaram 68 mil toneladas, e a receita somou US$ 109 milhões. Já para a União Européia, as exportações somaram US$ 129 milhões e foram embarcadas 49 mil toneladas.