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Frango brasileiro quer espaço do tailandês que cisca o nosso farelo

A recente visita de exportadores de frango brasileiros à Tailândia resultou em oportunidades não apenas para o setor, mas também para o segmento de grãos.

Redação AI 17/03/2003 – A recente visita de exportadores de frango brasileiros à Tailândia resultou em oportunidades não apenas para o setor, mas também para o segmento de grãos. Além de ”importar” dos tailandeses a idéia de explorar com maior ênfase os embarques de frango cozido, principalmente para a Europa e para o Japão, produtores de aves do país asiático estão de olho no farelo de soja produzido por aqui.

Os tailandeses estão interessados em comprar o produto do Brasil e já fizeram os primeiros contatos, segundo o diretor da Alltech do Brasil, Guilherme Minozzo, integrante do grupo que visitou a Tailândia.

Algumas cooperativas já estão se organizando para formar um pool exportador de farelo de soja, caso o país asiático acerte a compra do produto nacional.

O grupo de exportadores deverá ser formado em função do potencial da Tailândia e, segundo analistas do setor, nenhuma cooperativa possui produção suficiente para atender àquele mercado sozinha.

Frango cozido

Enquanto a venda de farelo de soja não é acertada, os exportadores de frango brasileiros já vislumbram duas oportunidades reais de ampliarem os embarques. A opção pelo produto cozido poderá ser uma estratégia eficiente para os exportadores nacionais que desejarem ocupar o espaço recentemente deixado em aberto pelo país asiático.

Na semana passada, foi constatada uma redução de 15% na produção de frangos na Tailândia. Portanto, o Brasil pode ampliar suas vendas para os mercados atendidos pela Tailândia, principalmente Europa e Japão, reduzindo a diferença de 30% no volume que o Brasil exporta anualmente a menos que o concorrente. Em 2002, o País embarcou aproximadamente 1,6 milhão de toneladas de frango.

Pelas projeções do mercado, as vendas externas de frango brasileiro alcançaram cerca de 207 mil toneladas embarcadas em fevereiro. O volume é 40% superior ao registrado em janeiro. Os exportadores estimam ainda um crescimento entre 12% e 15% no faturamento das vendas externas de frango no mês passado, segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef).

As vendas externas de frango geraram uma receita de US$ 115,8 milhões em janeiro.