Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Frango brasileiro tem apoio do Mapa

<p>Em reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, Abef pede intervenção do governo para agilizar reabertura do mercado Mexicano para a carne de frango do País.</p>

O presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, acompanhado com o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, participou ontem (10/09) de um encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, em Brasília. A pauta da reunião teve foco no comércio internacional de frangos.

Na audiência os dirigentes das entidades pediram o apoio do ministério diante de informações de que o governo da Rússia irá reduzir ainda mais as cotas de importação para frangos e suínos do Brasil.

A aprovação de novas plantas para o mercado filipino de exportações de frangos brasileira também foi anunciada durante o encontro. As Filipinas autorizaram mais sete plantas frigoríficas para o comércio com aquele país.

“A cadeia produtora de frangos vê com satisfação o fortalecimento do mercado filipino ao grupo de importadores. Os consumidores locais, como já acontece nas mais diversas partes do mundo, vão poder ter maior acesso a produtos de alta qualidade e sanidade”, afirmou Francisco Turra.

Francisco Turra aproveitou a ocasião para solicitar a interferência do ministério, com as autoridades do Sudão e Malásia, para que dêem retorno aos questionários encaminhados e que precedem a assinatura de acordos sanitários para abertura desses mercados. O Presidente da Abef pediu, ainda, que o Governo brasileiro realize gestões no sentido de tentar com as autoridades do México brevidade na abertura deste grande mercado. Já o presidente da Abipecs pediu a intervenção do Governo para a entrada da carne suína nos mercados da África do Sul, Japão e Estados Unidos.

O movimento da União Europeia em direção a mais restrições às importações brasileiras de carne de frango também foi um assunto abordado durante a reunião. Francisco Turra e Pedro de Camargo ressaltaram a importância do apoio do Ministério nas ações contra as medidas protecionistas, que vão impactar o setor avícola brasileiro.

“A reunião foi altamente produtiva. Aproveitamos o encontro para abordar as principais demandas dos exportadores de frangos no momento. O ministro foi receptivo e comunicou que o Mapa está atento às necessidades do setor e irá realizar as ações necessárias para ampliar o comércio internacional do nosso produto”, informou Turra.