Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango do Brasil avança no exterior

País deverá ficar com um terço do mercado exportador mundial de frango em 2004.

Redação AI 22/09/2004 – O Brasil deverá ficar com um terço do mercado exportador mundial de frango em 2004, estimado em 6 milhões de toneladas, mas essa participação tende a cair um pouco depois que os surtos de gripe aviária na Ásia forem controlados, disse o chefe mundial da área avícola do banco holandês Rabobank.

“O Brasil ficou muito dependente do mercado externo. Faturou US$ 1,7 bilhão de até agosto. Imagine se acontece algo como um foco de gripe. Da noite para o dia, ficaria sem essa fatia do mercado”,  afirmou.

Butland, que é responsável por analisar possibilidades de investimento e de empréstimos do Rabobank na área de frangos em todo o mundo, afirma que seria saudável um crescimento das vendas no mercado interno, o que ele acha que poderá acontecer se os atuais indicadores de atividade econômica continuarem positivos por mais algum tempo.

“Estudos mostram que nos países emergentes há uma relação direta entre Produto Interno Bruto e proteína animal. Quando um cresce, o consumo do outro também cresce. E como o frango é a carne mais barata no Brasil, tende a receber esse incremento primeiro entre as carnes”, disse.