Criadores de frango de Minas Gerais começaram o ano bastante satisfeitos com a atividade. A demanda pela carne aumentou e os preços estão em alta.
O avicultor Wayne Franco é produtor independente no município de Para de Minas, região centro-oeste de Minas Gerais. Por mês, ele manda 18 mil aves para o abate. A cada remessa tem recebido mais pela carne.
“Eu pretendo adquirir outra propriedade e aumentar a produção em função das perspectivas que estão boas de aumento”, disse Franco.
O preço pago pela ave é o motivo de tanto otimismo. Agora, o quilo do frango vivo está valendo R$ 2,15. Houve um aumento de 19% em 45 dias.
Tradicionalmente, depois das festas de fim de ano, havia uma queda de consumo de carne. Muitos avicultores mineiros aproveitavam o período para dar descanso aos galpões. Mas este ano, a realidade é bem diferente.
Na Granja Ouro Branco os oito galpões, que ficavam vazios nos meses de janeiro e fevereiro, estão lotados. Para aproveitar o bom momento, o avicultor Otaviano Teixeira não vê a hora de comercializar as 170 mil aves que estão com 20 dias. “Há dez anos eu não via uma produção tão boa quanto está agora”, disse.
Segundo a Associação dos Produtores de Pinto de Corte, em 2010 a oferta de carne de frango no mercado interno aumentou 15% e o consumo tem correspondido a esse acréscimo.