Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Frango no Mato Grosso

Produção de aves cresce expressivamente em MT. Brasil responderá por mais de 1/3 das exportações mundiais de carne de aves.

Frango no Mato Grosso

Conforme as projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a liderança nas exportações mundiais de carne de aves, neste ano será da América do Sul, que tende a responder por 37% de todas as carnes avícolas exportadas, em termos continentais, até o ano passado a liderança do mercado pertencia à América do Norte.
A liderança entre as cidades brasileiras com maior número no efetivo de galináceos é do município goiano Rio Verde, que possui mais de 14 milhões de aves.

No âmbito estadual, o Paraná ocupa a primeira posição com um número estimado de 253 milhões de animais.

Em 2009 o número de galos, frangas, frangos, pintos e galinhas, somados, chegou a 1,234 bilhão de unidades em todo o Brasil.

Em Mato Grosso, alguns municípios se destacam entre os maiores produtores de aves do País.

Campo Verde, distante 117 km da Capital, detém o 5ª maior efetivo de aves entre os municípios brasileiros, quase 11 milhões de cabeças.

Nova Mutum, cidade localizada a 264 km de Cuiabá, se destaca como o segundo maior produtor de aves do país. O município detém mais de 12 milhões de animais, representando 27,3% da produção estadual, somada em 47 milhões de cabeças.

Aléssio Vilson Di Domênico, presidente da Associação Matogrossense de Avicultura (Amav-MT), explica que o segmento no Estado expandiu consideravelmente nos últimos 6 anos, mudando o cenário. “Praticamente dobramos a produção”.

De acordo com ele o que contribuiu para esse crescimento expressivo na produção, foi à vinda de novas unidades frigoríficas.

Hoje o Estado possui 6 empresas com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e uma com certificado do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Conforme Aléssio, a avicultura matogrossense apresenta resultados positivos, mantendo um crescimento médio de 5% a 10% a cada ano.

De todo o mix de carnes avícolas exportadas, a carne de frango corresponder a 97% – 98% de todo volume das exportações do País para o setor.

As indicações relativas à América do Norte e à América do Sul referem-se, particularmente, a EUA e Brasil, respectivamente segundo e primeiro exportadores mundiais de carne de frango.