Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango para os EUA

Rodrigues negocia nesta semana a liberação das exportações de carne bovina "in natura" e de frango aos Estados Unidos.

Redação AI 21/04/2003 – Na próxima quarta-feira (23), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, estará nos Estados Unidos, onde se encontrará com a secretária de Agricultura dos EUA, Ann Veneman. Na pauta da reunião estarão as negociações para abertura do mercado americano à carne bovina “in natura” e ao frango brasileiro.

O governo brasileiro, adianta Rodrigues, quer que os EUA aceitem o modelo de erradicação de aftosa por regiões – os chamados circuitos pecuários -, adotado pelo Brasil, com o aval da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “Pretendemos negociar com o governo americano a aprovação do zoneamento sanitário animal”. Se os Estados Unidos concordarem com esse sistema, o País poderá passar a vender carne bovina “in natura” àquele mercado.

Quanto ao acesso do frango brasileiro aos EUA, Rodrigues diz que o Brasil quer que os americanos façam análise de risco para comprovar a sanidade do produto e a excelência dos processos de criação, abate, armazenamento, embalagem e distribuição do produto.

Há mais de cinco anos, o País não registra nenhum caso de Newcastle, doença que ataca os plantéis de aves. “Nossos frangos têm qualidade e sanidade. Por isso, não há razão para estarmos fora daquele mercado”, ressalta Rodrigues.