Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigosol investe R$ 9 milhões em novo frigorífico

<p>A Frigosol vai investir R$ 9 milhões na construção de um frigorífico para abate de bovinos e pequenos animais, como caprinos, ovinos e suínos, em Itororó, a 540 quilômetros de Salvador.</p>

Redação (12/05/06) – A empresa, criada por três pecuaristas, assinou quinta-feira (dia 11) o protocolo de investimento com o governo baiano e pretende iniciar as obras em outubro e começar a operar um ano depois.

Quando estiver trabalhando com plena carga, o frigorífico terá capacidade de abater 480 bovinos por dia. Na fase inicial, entretanto, quando a mão-de-obra estiver em treinamento, a capacidade de abate ficará entre 150 e 200 animais por dia. A unidade empregará até 250 pessoas.

A planta da Frigosol atenderá basicamente o mercado local, mas o projeto prevê uma estrutura que seguirá as exigências técnicas para eventuais embarques ao exterior no futuro, segundo José Marcos Ribeiro Costa, um dos sócios, e que atua ainda na Vitale Food, empresa de nutrição animal e abate suíno. “Apesar de toda a nuvem da febre aftosa, este é um bom momento [para investir]. A Bahia está em situação mais privilegiada que outros Estados”, afirma o empresário.

A Bahia tem um rebanho de cerca de 10 milhões de cabeças de gado, mas uma estrutura deficitária de frigoríficos, o que dissemina os abates clandestinos. Há seis frigoríficos no Estado, a maioria com capacidade pequena de abate. “Os frigoríficos da Bahia não têm condições de atender a demanda que existe”, diz Costa. “Há espaço para mais empresas. Além de ter um bom rebanho, a Bahia tem um grande consumo de carne”.

A cadeia de industrialização de carne no Estado começou a mudar no fim de 2004. Em outubro daquele ano, o Bertin comprou o frigorífico Mafrip, localizado em Itapetinga, a cerca de 500 quilômetros de Salvador e a 35 quilômetros de Itororó, local de instalação do Frigosol. O Bertin foi o primeiro grupo a ter no Estado um frigorífico com estrutura capaz de exportar.

A região em que Bertin e Frigosol estão instalados é uma das mais importantes da pecuária baiana. Apenas a cidade de Itapetinga tem quase 200 mil cabeças de gado. “O Estado está com grandes possibilidades. A aposta é que, nos próximos cinco anos, o setor cresça muito aqui, puxado principalmente pela demanda local”, acredita o empresário.

Os outros sócios do Frigosol são o Grupo Rezende, da área de pecuária e nutrição animal, e a Fosfocal, de industrialização de subprodutos bovinos.