Redação (05/03/2009) – O G20, grupo dos vinte maiores países desenvolvidos e em desenvolvimento do mundo, é agora o principal fórum de tomada de decisões sobre questões econômicas e financeiras, disse o ministro de Comércio britânico, Peter Mandelson, nessa quarta-feira.
O G7, grupo das nações mais ricas do mundo –composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã Bretanha, França, Itália e Canadá– tem tradicionalmente tomado a liderança em assuntos econômicos mundiais.
Mas analistas dizem que este fórum está se tornando rapidamente defasado devido ao surgimento e crescente importância de grandes nações em desenvolvimento como a Índia e a China.
"Isso envolve todo o sistema financeiro global. Isso é precisamente o que o G20, que está no comando de um novo comitê econômico internacional, deve falar seriamente", disse Mandelson à rede de televisão britânica BBC enquanto discutia as mudanças necessárias na regulamentação dos mercados após a crise de crédito.
As nações do G20 se reunirão em Londres no dia 2 de abril para discutir como lidar com a crise financeira e a desaceleração econômica, com nações em desenvolvimento exigindo mais voz na discussão sobre como o sistema financeiro internacional é controlado.