Os gastos com alimentação são a principal causa do endividamento da população, de acordo com pesquisa da Boa Vista Serviços. Segundo o levantamento, realizado em novembro e divulgado ontem (19), 46% das dívidas da população estavam relacionadas à alimentação.
O número mostra um avanço em relação à pesquisa anterior (realizada em agosto), quando 32% dos entrevistados deram a mesma resposta.
O vestuário foi apontado como segundo maior causador de dívidas entre os consumidores: 35% disseram que suas pendência se referiam a este tipo de gasto, ante 26% da pesquisa anterior.
Já gastos com água e luz foram citados por 19% dos entrevistados (contra 12% do levantamento passado), enquanto 17% dos respondentes disseram que a compra de móveis e eletrodomésticos foram a principal causa de endividamento.
Faixa etária – De acordo com a pesquisa, os consumidores na faixa dos 56 a 60 anos são os que mais se endividam com itens de alimentação: 54,3% deles disseram que esta é a principal causa das suas dívidas. Em seguida, aparecem aqueles com idade entre 41 e 45 anos (54,1%), seguidos pelos de 36 a 40 anos (50,3%).
Já a faixa etária entre 20 e 25 anos apresentou menor proporção das dívidas relacionadas a gastos com alimentação (37,8%), e maior parcela dos débitos relacionados a gastos com vestuário e calçados (52,9%).
Pesquisa – A pesquisa Comportamento do Consumidor Inadimplente foi realizada pela Boa Vista em duas “ondas”. A primeira ouviu 1 mil consumidores endividados entre os dias 24 e 31 de agosto, enquanto a segunda foi realizada entre os dias 21 e 27 de novembro, com 1.173 pessoas.